19 Como limpar as bolsas de Ostomia

Esvazie a bolsa no vaso sanitário

Você vai direcionar a saída da bolsa drenável no vaso sanitário, levantar a borda inferior e retirar o “grampo” que fecha a bolsa. Lembre-se de não jogar esse grampo fora e desenrolar a borda devagar para liberar os dejetos. Uma boa dica para evitar que respingue a água do vaso sanitário, você pode colocar um pedaço de papel higiênico dentro sob a água.

Se as fezes estiverem menos consistentes ou líquidas, o conteúdo saíra com mais facilidade da bolsa. Agora se as fezes estiverem mais consistentes e espessas, você vai precisar deslizar o polegar e o dedo indicador pela bolsa de cima para baixo para que todo o dejeto saia.

Limpe a parte drenável da bolsa

O ideal é que você já deixe separado um pedaço de papel higiênico ou lenço umedecido para fazer essa limpeza. Após esvaziar a bolsa, limpe a parte interna próxima do orifício de saída para evitar odores ou pequenos vazamentos após fechar a bolsa novamente.

Falando nisso, verifique se há rasgos ou furos na bolsa, pois se tiver, precisará trocar por uma nova. Lembrando que o grampo que foi retirado também deve ser higienizado. Caso esteja sujo, ele deve ser lavado.

Lave bem a sua bolsa

Para lavar a bolsa, você pode encher um copo descartável com água e despejar com cautela dentro da bolsa. Depois segure a saída firmemente e agite a bolsa devagar. Em seguida é só despejar a água suja no vaso sanitário. Depois de lavada, a bolsa deve ser fechada novamente com o grampo.

Tirando os gases da bolsa

No caso de precisar liberar os gases da bolsa, que podem acumular mesmo que ela esteja vazia, retire o grampo e deslize o polegar e o dedo indicador pela bolsa de cima para baixo até esvaziar. Depois é só recolocar o grampo.

Melhores posições para limpar a bolsa de ostomia

A técnica que os profissionais da saúde e enfermeiros estomoterapeutas costumam ensinar para os ostomizados quando são questionados sobre como limpar a bolsa de ostomia, é sentado sobre o vaso e, por isso, é a mais usada. Mas existem outras posições que também podem ser usadas para fazer isso.

Sentado sobre o vaso

Você pode usar essa técnica de duas formas diferentes: de costas para ao vaso (a mais usada) ou de frente para ele. Isso vai depender do modelo do vaso sanitário, então o paciente pode escolher a posição que mais for conveniente.

Lembre-se de que nessa posição, existe uma possibilidade maior de manchar suas roupas por causa dos respingos durante o esvaziamento.

De pé, em frente ao vaso

Essa técnica é indicada, principalmente, se você precisar esvaziar a sua bolsa em um banheiro público, onde você não pode sentar-se ou ajoelhar-se com conforto e segurança.

O problema é que as chances de acontecer os respingos são maiores devido a distância entre a bolsa e a água. Talvez se o paciente se curvar um pouco para diminuir essas chances.

Ajoelhado no chão, de frente ao vaso

Essa posição é uma boa indicação para quem está se recuperando de alguma cirurgia que impeça a pessoa de sentar por um determinado período de tempo. Além de diminuir os riscos de respingos.

Porém, procure esvaziar a sua bolsa usando essa técnica apenas se for em um banheiro em que você tiver confiança na higiene. Uma boa dica é usar uma almofada ou tapete felpudo para que não machuque os joelhos.

Cócoras

Essa posição pode ser desconfortável e nem todo mundo tem uma boa condição física para ficar de cócoras, porém, se o chão estiver úmido ou sujo e não tiver outra escolha, essa é uma opção.

Lembre-se apenas de usá-la quando for esvaziar a bolsa rapidamente.