10 Como tomar banho com a bolsa sem que ela se descole ou se danifique?

Banho e o Ostomizado: o que muda?

O banho muitas vezes é uma preocupação para as pessoas que vivem com uma Ostomia . Algumas técnicas e produtos podem ajudar a tornar sua rotina de higiene uma experiência mais confortável.

Entre os principais receios que o ostomizados tem quando pensa no ato de tomar banho, estão: o medo de a bolsa se soltar ou ocasionar vazamentos devido à exposição à água e ao calor e:

  • o temor de que o tempo necessário para secar os equipamentos de ostomia após o banho seja longo demais.

Em geral, um banho (com duração razoável e temperatura amena da água) não deve interferir na aderência da sua bolsa de ostomia e nem na sua segurança. Na verdade, em alguns casos o calor do vapor do banho pode até melhorar a fixação, particularmente nos primeiros dias depois da troca da bolsa.

No entanto, se o seu negócio são banhos prolongados e quentes (incluindo banheiras de hidromassagem e banhos de vapor), então você pode achar que o tempo de uso do seu sistema de bolsa será menor do que o previsto.

Não há uma maneira de fixar objetivamente a duração e a temperatura “corretas” para qualquer banho. Saiba porém que a forma como você decide tomar banho tem impacto em relação à frequência de trocas da bolsa e demais equipamentos.

Como secar a bolsa após o banho?

O método para secar a bolsa é de certa forma determinado pelo tipo de sistema de bolsa que você está usando. Em geral, você pode secar as placas e bolsas molhadas com uma toalha.

Ainda acha que a bolsa está úmida? Tente usar a temperatura fria ou a menor temperatura aquecida do secador de cabelo. Tenha cuidado para não usar o ajuste quente, pois isso pode prejudicar a qualidade do material. Em alguns casos, pode até deformar ou mesmo derreter a bolsa, com exposição prolongada ao ar quente.

Usa um sistema de duas peças?

bolsas de ostomia

Se utilizar um sistema de duas peças, você deve se banhar com todo o aparelho (barreira e bolsa) ou com o tampão (mas isso apenas nos dias de mudança programada da bolsa).

Você pode até ter lido/ouvido recomendações para remover apenas a bolsa para o banho, deixando a barreira e o estoma expostos. Essa prática não é adequada. Ela pode contribuir para reduzir a vida útil dos equipamentos de ostomia, levando a trocas mais frequentes. Deixe o sistema intacto para preservar a barreira.

Sistema de peça única?

Se você estiver usando uma bolsa coberta de tecido, pode querer mudar para um tampão ou uma bolsa não coberta para o banho, evitando assim o tempo necessário para secar sua bolsa depois.

Algumas pessoas acham que usar um spray ou lenço protetor na barreira ajudará a manter o adesivo colante seco.

Você pode precisar repetir a aplicação a cada banho. Se for o seu dia de troca programada, você pode remover o equipamento antes de tomar banho, deixando o estoma exposto. Se você fizer isso, lembre-se de evitar um fluxo de chuveiro direto em seu estoma.

Evite o uso de sabonetes à base de óleo, géis de banho, espumas de banho e loções hidratantes, pois será difícil enxaguar a pele, evitando a aderência do seu próximo aparelho. Uma vez fora do banho, a sua pele deve estar completamente seca antes de aplicar o novo equipamento.

E não se esqueça: com alguma adaptação, a sua rotina de higiene pessoal e cuidados será praticamente a mesma. Por isso, lembre-se: um bom banho continuará sendo remédio para muitos males. Aproveite!