03 Manometria Anorretal
03 Manometria Anorretal
A manometria é um Estudo da arquitetura muscular anal. Caracteriza-se por ser um exame simples, indolor, que não requer jejum ou sedação venosa. Tem como objetivo principal a mensuração das pressões dos músculos do esfíncter anal.
Além disso, fornece informações importantes para a avaliação da capacidade do reto servir como um reservatório e da sua sensibilidade à diferentes estímulos.
Como é realizado?
Um fino cateter de material maleável é introduzido através do ânus e em seguida o paciente é solicitado a acionar a musculatura pélvica e anal, realizando movimentos de contração voluntária e expulsão. O cateter é acoplado a um sistema de perfusão que mede a pressão muscular e a transmite para um polígrafo e para um computador onde as pressões são registrada.
Durante o exame, há saída de água destilada pelo cateter que escorre entre as nádegas, podendo dá uma sensação de sujeira ao paciente, o que não corresponde à realidade. O exame dura em média cerca de 15 minutos.
Que situações é indicado?
Pacientes com incontinência fecal, dor anal, constipação, suspeita de megacólon idiopático ou megacólon chagásico, avaliação de hemorroidas, fissuras e fístulas, bem como é um importante exame pré-operatório
de cirurgias que possam envolver o ânus e reto.
Quem faz esse exame?
O coloproctologista, isto é, o cirurgião de cólon e reto.
Orientações:
Aplicar um Phosfo-enema ou 2 Minilax, uma hora antes do exame.
Alimentação normal até a hora da aplicação, depois não se alimentar mais.