02 Colostomia

Colostomia consiste na exteriorização do intestino grosso, mais comumente do cólon transverso ou sigmoide, através da parede abdominal, para eliminação de gases ou fezes.

Indicações

-Desvio do trânsito fecal em intervenções cirúrgicas para tratamento de ferimentos anorretocólicos;

-Desvio do trânsito fecal quando há obstruções do cólon terminal ocasionados por imperfuração anal, neoplasias ou processos inflamatórios (doença de Crohn, retocolite ulcerativa, etc.);

-Desvio do trânsito fecal quando há casos de pacientes introduzindo corpos estranhos em seu orifício retal.

-Como paliativo nos casos de neoplasia inoperável do cólon distal com obstrução do mesmo;

-Amputação abdominoperineal do reto;

-Fístulas reto-vaginais;

-Perfurações não traumáticas de segmentos cólicos, como na diverticulite;

-Lesões perineais extensas como na síndrome de Fournier.

O segmento do cólon a ser exteriorizado depende do local comprometido do intestino, do tipo de afecção, da cirurgia, das condições clínicas do doente e da preferência do cirurgião.

Diferentes partes do intestino podem se prestar a este tipo de cirurgia, desde o íleo. Contudo, quanto mais superior, pior é a digestão e a absorção de água e nutrientes. Os segmentos mais frequentemente utilizados, em virtude da mobilidade de seu mesentério, são a porção proximal do cólon transverso, o mais perto possível do ângulo hepático (mas não neste, para se evitara protrusão de um saco de cólon remanescente) e a porção livre do sigmóide.

As colostomias podem ainda ser feitas no ceco, na posição do apêndice ou em outros locais.

A boca da colostomia pode ser terminal (na amputação do reto, por exemplo) ou lateral (na parede do cólon transverso). A colostomia pode ainda ser provisória ou definitiva. Pode ser feita a reversão da borda do coto cólico exteriorizado (maturação precoce) ou não (maturação tardia).

Quando a colostomia for realizada eletivamente, o cólon deve estar preparado segundo os conceitos vigentes, de acordo com as condições do doente e com a afecção presente.